A tecnologia no meio rural está cada vez mais presente nos diversos setores que compõem esse mercado. Constantemente, desde os grandes aos pequenos produtores rurais, estão utilizando ferramentas em suas propriedades para gerar maiores lucros e atender as demandas crescentes de consumidores.
Através de um processo de digitalização, ao longo do tempo, o acesso a internet e suas tecnologias tem penetrado o campo. Segundo McKinsey e Company (2020), 85% dos produtores brasileiros usam WhatsApp diariamente para fins relacionados à agricultura e 71% dos agricultores pesquisados utilizam canais digitais diariamente para questões relacionadas ao cultivo, além da busca de informações.
Facilidade no campo
O estudo realizado pela Embrapa sobre esse assunto, aponta que 84% dos agricultores vêm utilizando algum tipo de tecnologia digital no processo de cultivo, seja para adquirirem produtos, vendas da produção, mapeamento da lavoura e vegetação, prevenção de riscos climáticos, além de outras tendências como bem estar animal e certificação ou rastreabilidade dos alimentos.
Os resultados mostram que a facilidade de comunicação e de acesso à informação, através da internet, são a porta de entrada hoje para introduzir o agricultor às novas tecnologias e facilitar a vida de todos profissionais do campo.
Desafios
Sabe-se dos desafios do produtor no campo, como a dificuldade de acesso a crédito, obtenção de informações agronômicas, necessidade de maior gestão do cultivo e planejamento agrícola, além do conhecimento de como coletar e aproveitar dados da produção para obter maiores produtividades com maior eficiência no uso de insumos.
A assistência técnica tem grande importância para a superação de desafios na agricultura e com o emprego da tecnologia certa em mãos, o técnico pode oferecer ao seu cliente um serviço mais profissionalizado e se destacar diante de outras consultorias.
Atualmente tudo está conectado através da internet, através de ferramentas, softwares, aplicativos que facilitam o trabalho do administrador, do produtor e também do consultor agrícola. E a plataforma Demetra pode ser uma alternativa para você, técnico, melhorar ainda mais seus atendimentos, tornando esse controle de dados mais simples, facilitando suas análises e gerando relatórios automáticos, garantindo maior aproximação com os clientes e com o que está acontecendo dentro da propriedade mesmo de longe!
Com o uso da plataforma no dia a dia é possível acompanhar todos os registros de seus clientes, como colheitas, manejos, aplicações de produtos ou eventos. Essas informações na palma da sua mão permitirão que você conheça a propriedade, otimize suas visitas técnicas, entenda o manejo como um todo, além de facilitar as avaliações e recomendações para os cultivos, criação de projetos, emissão Certificados Fitossanitários de Origem (CFO e CFOC) e planejamento agronômico.
A plataforma permite que você acesse o caderno de campo do seu cliente e tenha conhecimento do que está sendo realizado, podendo por exemplo, planejar atividades para os próximos dias, com base no clima ou doenças ou se você responde legalmente pelo caderno de campo do produtor terá mais controle e poderá auxiliá-lo com maior rapidez.
Com a ferramenta de registros de monitoramentos, o produtor pode tirar fotos georreferenciadas de eventos do cultivo e você será notificado imediatamente, podendo acessá-lo e recomendar algum manejo através da plataforma. Bem como, irá otimizar visitas na propriedade, pois já terá conhecimento do que está acontecendo, onde está acontecendo e quais decisões precisam ser tomadas.
O Demetra também pode estar integrado com sistemas de sensoriamento e automação, gerando dados obtidos de sensores instalados, tanto em cultivos protegidos quando à campo, que podem ser acessados pelo smartphone a qualquer hora, embasando a tomada de decisão quanto a aplicação de defensivos, necessidade de irrigação ou fertirrigação!
É possível também registrar e planejar visitas nas propriedades, inserir análises de solo, foliares, dentre outras, centralizando em um único lugar todas informações do seu cliente!
Veja os depoimentos dos nossos técnicos parceiros que já utilizam o Demetra!
Os técnicos da RB Consultoria, de Farroupilha/RS, trabalham com a plataforma Demetra desde 2020 e relatam que: “Começamos o trabalho com a Elysios na safra passada que já havia sido iniciada e já conseguimos realizar um trabalho bacana, auxiliando bastante principalmente em saber o que o produtor está fazendo dentro da propriedade, através do acesso do caderno de campo, podendo programar atividades para ele, acompanhar se a atividade foi realizada ou não, lembrar o que foi realizado na última visita, tendo uma visão total do caderno de campo do produtor.”
Ainda contam sobre outras vantagens no uso da plataforma: “Com a proximidade gerada com o produtor, nos auxilia no questão do tempo, em muitos casos, com o caderno de campo na palma da mão, conseguimos acompanhar quase que em tempo real o que o produto está fazendo, não é preciso se deslocar até o local, ligar o computador ou fazer uma ligação com o cliente para ver se foi feita ou não a aplicação. Além da parte da rastreabilidade, que para produtores que necessitam, foi possível implantar de forma fácil o sistema. E com a Elysios, foi possível ter um sistema bom, de caderno de campo e rastreabilidade, com um custo acessível para o agricultor e que sempre está evoluindo para atender melhor às demandas dos produtores e dos técnicos!”
O técnico Eduardo Ayres, da Pecan Solution, utiliza desde 2019 a plataforma com produtores atendidos e também no Viveiro de mudas de Noz Pecã com rastreabilidade, onde compartilhou como o sistema tem auxiliado no dia a dia: “O sistema torna tudo mais rápido e prático, facilitando as recomendações por ser direto no aplicativo, não precisando gerar tabelas ou enviar via whatsapp, por exemplo. Além disso, nos auxilia no melhor aproveitamento do tempo, torna mais fácil a comunicação com o produtor e colaboradores da propriedade, integrando melhor as pessoas envolvidas. As funcionalidades de caderno de campo e monitoramento dos eventos, são as que mais ajudam no dia a dia para o andamento das atividades.”
Ainda completa que: “Recomendaria o sistema para outros técnicos, porque o aplicativo é uma novidade que veio para agregar e tornar tudo mais prático na rotina dentro das propriedades.”
Principais benefícios
Com o auxílio de ferramentas digitais, você poderá com maior facilidade:
- Fidelizar sua carteira de clientes, apresentando com clareza o impacto do seu trabalho na produção;
- Ganhar agilidade no dia a dia e ampliar a capacidade de atendimento da sua consultoria;
- Transformar as propriedades rurais em negócios sustentáveis a longo prazo.
- Aplicar sua metodologia de produção para seu clientes;
Portanto, com o uso da tecnologia da Multiplataforma Demetra fica mais fácil verificar como está a situação de cada propriedade vinculada a você! Facilitando a definição das operações que cada produtor deve fazer e a gestão torna-se muito mais eficiente, com análises e relatórios completos, otimizando o tempo e proporcionando melhores decisões na relação técnico e agricultor.