Autor: Frederico Apollo Brito
Introdução
Amigo Agricultor ou Agricultora, é fundamental estar atualizado sobre as regulamentações e obrigações fiscais que impactam diretamente as suas atividades do campo. Nesse contexto, uma notícia recente traz importantes informações sobre a prorrogação para 2024 da adesão obrigatória da Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural (NFP-e). Essa medida traz mudanças significativas e, por isso, é essencial entender os seus aspectos e consequências para o setor.
O que é a Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural?
A Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural é um documento fiscal digital que tem como objetivo registrar as operações de venda de produtos agropecuários. Ela substitui o modelo tradicional de emissão de notas fiscais em papel, oferecendo mais agilidade, segurança e praticidade tanto para os produtores rurais quanto para o Fisco.
A obrigatoriedade da adesão e a prorrogação para 2024
De acordo com a notícia divulgada aqui a adesão obrigatória à Nota Fiscal Eletrônica do Produtor Rural estava prevista para ser exigida a partir de 1º de janeiro de 2022, e agora foi prorrogada para o ano de 2024. Essa prorrogação oferece aos produtores rurais um tempo adicional para se adequarem às novas exigências.
Essa decisão de prorrogar a obrigatoriedade da adesão à NFP-e demonstra a preocupação dos órgãos competentes em fornecer um período de transição mais adequado, permitindo que os produtores possam se familiarizar com as mudanças tecnológicas e se adaptar às novas exigências sem prejuízos para suas atividades.
E como emitir a nota fiscal eletrônica do produtor?
Para facilitar esse processo, nós da ELYSIOS oferecemos o caderno de campo digital e a plataforma DEMETRA. Com eles você consegue fazer a emissão das notas de forma integrada com a gestão da sua propriedade. Garantindo que está atendendo às exigências fiscais e de rastreabilidade do governo.
Para conhecer o aplicativo, entre em contato conosco clicando no botão abaixo.