Olhos da Floresta
O que é?
O programa Olhos da Floresta, conduzido pela Coca-Cola e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora), tem o intuito de garantir que 100% do guaraná utilizado nos produtos à base do fruto, como o Guaraná Kuat, é proveniente do Amazonas (SÓ ISSO?).
Começou em 2016 com cinco municípios, e hoje está presente em 14, compreendendo 90% das áreas produtivas do guaraná em território amazonense.
Ao final do processo, serão mais de 300 impactados, que vão poder atuar num novo patamar de gestão, dentro dos rigorosos padrões de fornecimento do Sistema Coca-Cola Brasil.
Como funciona?
Para produzir guaraná com qualidade, algumas práticas devem ser conduzidas à risca durante o cultivo. O Imaflora acompanha os agricultores com assessoria técnica para auiliar com as melhores práticas e cultivo e gestão da propriedade.
“Os produtores precisam anotar detalhes sobre a poda, o uso de insumos, e outras tantas informações que possibilitem o rastreio. Para isso, a Coca-Cola Brasil e o Imaflora estão implementando o projeto-piloto da Plataforma Demetra, o Caderno de Campo Digital.
Mais do que facilitar o registro, a plataforma conecta o agricultor com os consultores técnicos, e permite que ambas as partes otimizem a gestão da produção, através da visualização inteligente e instantânea dos dados de campo.”
(copiado da reportagem da Coca Cola)
Resultado/benefícios para produtores e gestores
Através do projeto e da Plataforma Demetra, os agricultores passam a produzir frutos com maior qualidade, otimizam a gestão da propriedade, e ainda conseguem comprovar que realizam boas práticas no pomar.
Torna-se possível garantir a rastreabilidade da produção, permitindo que os compradores do produto possam solicitar informações de origem de cada lote de guaraná, caso for necessário: quem produziu, quando, onde, de quê forma…
Em virtude disso, este produto transmite maior segurança e transparência para o restante da cadeia, agregando um valor muito maior ao alimento comercializado. ““Ao optar pelo uso da tecnologia, o agricultor que cultiva o guaraná gera evidências que o ajudam na implementação de um sistema de rastreabilidade e auditoria, como o fair trade e o sistema de cultivo orgânico. No caso das cooperativas, a visão sistematizada proporciona engajamento e acesso a mercados premium”, observa João Carlos.” (copiado site coca cola)
A plataforma ainda facilita a forma com que os técnicos realizam a assistência técnica, favorecendo o contato com o agricultor mesmo quando estão distantes da propriedade. Os agricultores, por sua vez, recebem um acompanhamento mais eficiente e instantâneo, garantindo a produção de boas safras.
Jovens no campo
“Com a implementação do Demetra, a expectativa é que os jovens estejam engajados nas atividades do guaraná. Mais familiares com a tecnologia, eles estão tomando a iniciativa de manusear o app.
“Em Iranduba, por exemplo, uma jovem da família está ajudando o produtor a utilizar a tecnologia. Em Presidente Figueiredo, a filha de outro agricultor se encarregou do aplicativo. Essa também é uma forma de trazer os jovens para mais perto do campo”, salienta o especialista.” (copiado da reportagem da Coca Cola)
Chamada pra ELYSIOS
Estes são os resultados dos esforços realizados pela Coca-Cola Brasil e Imaflora em pról da produção sustentável do guaraná no Amazonas, usando tecnologias ao seu favor!
O que achou do projeto?
Se quer rastrear sua cadeia também, clique aqui e entre em contato…
O que estão falando sobre o projeto?
https://www.cocacolabrasil.com.br/historias/sustentabilidade/aplicativo-para-quem-cultiva-guarana
https://pme.estadao.com.br/noticias/geral,startups-do-agro-inovam-com-rastreamento-digital-de-produtos,70003890152
//Deixo estas sugestões de estruturação da apresentação e disposição dos textos e imagens.
//O conteúdo do texto pode ser melhor trabalhado, deixei apenas como ideia geral.
//Vai ser legal pegarmos mais fotos do guaraná, da lavoura, dos agricultores trabalhando, e usar as fotos abaixo para aparecerem no meio do texto, durante a leitura.