Venturin Uvas Finas
Referência nacional em sistema de cultivo protegido em parreirais
Tradição de Origem
Referência em Gestão da Qualidade
Atualmente a Família tem condições de oferecer uvas que, além de boa presença e boa coloração, bagas uniformes e doces, são mais saudáveis e não trazem risco para saúde dos consumidores. Todo esse trabalho, realizado a partir de 1996, rendeu muitas premiações em praticamente todos os quesitos. Dos mais de 80 prêmios, a maior parte deles vieram da Festa da Uva, entre outros recebidos pelo reconhecimento no pioneirismo no sistema de cultivo protegido sob parreirais em filas individuais, sendo a primeira propriedade do brasil que desenvolveu e utilizou esse sistema. Vale destacar o recebimento do Troféu SENAR/RS, considerado o oscar da agricultura do estado.
A jornada com a Elysios iniciou no uso do Caderno de Campo Digital, pelos irmãos, como uma forma para trazer maior agilidade nos registros do dia-a-dia e, além disso, entregar mais segurança e rastreabilidade na produção de todo o seu parreiral. A Elysios busca parceiros referências em sua área para constante comunicação e melhora do sistema conforme a realidade do seu usuário.
Cultivo melhor a cada Geração
Referência em Implementação de Tecnologia na Viticultura
Em 1996, implementaram o sistema de cultivo protegido, consolidando a propriedade Venturin Uvas Finas como uma das pioneiras no Brasil. Em paralelo a isso, o mercado começou a exigir uvas de mais qualidade e, na produção convencional, a qualidade começou cair onde não havia proteção de chuva. Portanto, o sistema de uvas cobertas praticamente viabilizou a produção de uvas de mesa na Serra Gaúcha, devido ao clima controverso, com muita variação climática (chuva, frio, calor, intempéries) encontrado na região.
Depois de aprenderem a trabalhar com o cultivo protegido, começaram a otimizar a produção ecológicas, com cultivos mais sustentáveis e com menor uso de defensivos. Hoje, produzem uvas com praticamente zero resíduos químicos, o que representa uma grande vitória para a Venturin. A mosca-da-fruta, que é uma das grandes vilões do cultivo da uva, geralmente era controlada com um inseticida muito forte, que com o passar dos anos ficou fora de uso na produção.